25/02/2022

Bilora Bella 66 Achromat

 Bilora Bella 66 Achromat.

 A máquina onde dei os primeiros cliques. Era da minha mãe. Ela preparava-a e eu... só disparava. Aprendi cedo o que era um enquadramento e, tempo de exposição, graças a umas quantas chapas tremidas ("Quando carregares no botão tens de estar muito quietinho". Ainda a ouço dizer). Ignoro quando foi comprada, quando eu cheguei, já lá existia em casa.

Fabrico alemão, entrou em produção em 1959, obedecendo à mesma ideologia alemã do pós guerra que gerou o Volkswagen carocha: qualidade e robustez, por um preço acessível. A marca ainda existe. Actualmente fabricam exclusivamente tripés.

Cerca de 55 anos e muitos cliques depois, está total e perfeitamente operacional.


Abaixo:

- A máquina (stock photo)

- Foto feita pela minha mãe em 1978 em Caldas da Rainha. Eu com o gato dos meus avós.





Sem comentários:

Enviar um comentário