07/07/2011

America! Fuck yeah!

Os americanos afundam-se. Sem surpresas, o mundo inteiro é quem paga as favas.
Pelo menos, os muçulmanos são tratados com respeito. Levam com a parte mais sincera da coisa: a pancadaria.
Nós não... levamos com o cinismo do aliado e amigo. Enquanto nos fodem big time.

Como é que uma agência de rating, só por si, uma actividade e conceito muito duvidosos. Cuja finalidade prática é questionável sob vários prismas. De nacionalidade Americana. Basta recordar os casos da Enron e familia, para perceber que género de berço embalou esta gente. Consegue ditar á escala global, uma guerra económica?

Nós, aliados e amigos, na linha da frente. Ah trigue!
Depois venham dizer que somos pessimistas e fatalistas. Foda-se! É fado, ou não é? Digam lá?!
Saímos de uma ditadura á menos de 40 anitos e já estamos a levar com uma destas pela proa!
Irra!

Sintéticamente: Toda a gente entregou o ouro aos Americanos á troca de uma moeda inventada, sem valor real, os Petrodólares. Os Americanos foderam o ouro todo para as mãos de interesses privados. E agora o Petrodólar vai com os cães. Á mesma cadência que o petróleo vai com os cães. Stop.

Quem viveu durante décadas acima das suas possibilidades, foram os países exploradores de petróleo. E fizeram-no á custa de uma economia virtual.
O principio base da moeda é bastante simples: o valor da moeda, corresponde ao valor do ouro do país emissor. Por exemplo: todo o dinheiro em circulação, emitido pela Casa da Moeda, somadinho, dá o exacto valor das reservas de ouro de Portugal. Ou devia.
O Petrodólar não. O Petrodólar não corresponde a qualquer tipo de metal precioso nos cofres do país. Todos os Petrodólares somadinhos, não dão o valor de todo o petróleozinho desse país. Foi uma moeda inventada exclusivamente para transacionar petróleo. Mas nós atestamos o depósito com dinheiro real. Compramos acções na bolsa, com dinheiro real.

O ouro de todos, (aquilo que vale efectivamente algo, não é um rectangulo de papel com uns bonecos impressos ou um numero no ecran de um computador), foi correndo para as mãos das empresas de exploração petrolífera, que se espalham por uma série de holdings e grupos económicos numa teia indecifrável. Toda essa teia tem um valor real, são empresas cotadas em bolsa, em dinheiro real. E no entanto, nasceram e operam sustentadas por uma moeda virtual. Sem valor algum.
Logo, todo este esquema a que chamamos "Economia" está viciado. É falso.

Ou seja, muita gente comeu do mesmo tacho. Senão toda.

Mas o dedo que sinto no cu, é Americano.

Sem comentários:

Enviar um comentário